Identificação
Nome da sessão: Probabailidade e Física Matemática
Coordenadores(as): Rangel Baldasso e Rodrigo Matos
Identificação
Nome da sessão: Probabailidade e Física Matemática
Coordenadores(as): Rangel Baldasso e Rodrigo Matos
Nome: Rangel Baldasso
Instituição de origem: PUC-Rio
E-mail institucional: rangel@puc-rio.br
Sobre: Possui doutorado em Matemática pelo IMPA (2017) sob a orientação de Augusto Teixeira e Daniel Ahlberg. Realizou estágios de pos-doutoramento na Universidade de Bar-Ilan (2017-2020), sob a supervisão de Gideon Amir, e na Universidade de Leiden (2020-2023), sob a mentoria de Luca Avena. Desde 2023, é professor adjunto do Departamento de Matemática da PUC-Rio. Sua principal área de pesquisa envolve o estudo de processos estocásticos com decaimento de correlações lento. Em 2023, foi contemplado com uma bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 2).
Nome: Rodrigo Matos
Instituição de origem: PUC-Rio
E-mail institucional: rodrigo-matos@puc-rio.br
Sobre: Possui doutorado em Matemática pela Michigan State University (2020), sob orientação de Jeffrey Schenker, e pós-doutorado em Matemática pela Texas A&M University (2020-2023), sob supervisão de Wencai Liu. Desde 2023 é professor adjunto do Departamento de Matemática da PUC-Rio. Atua na área de Análise, principalmente em teoria espectral com aplicações à Física Matemática. Mais especificamente, estuda operadores aleatórios do tipo Schödinger, em particular localização de Anderson e estatística de autovalores em ambientes interativos, e também operadores periódicos com ênfase na estrutura da relação de dispersão e suas conexões com a teoria espectral.
Justificativa
Esta sessão tem o propósito de reunir pesquisadores em probabilidade e física matemática. Estes dois campos têm, ao longo de séculos, se beneficiado de uma interação prolífica que data, no mínimo, da descoberta do movimento Browniano em 1827. Notavelmente em temas como passeios aleatórios, cadeias de Markov, mecânica estatística, equações diferenciais estocásticas, mecânica quântica e sistemas desordenados, a presença de incerteza, ruídos ou imperfeições é ao mesmo tempo natural, de um ponto de vista físico, e desafiadora em seus aspectos matemáticos.
Deste modo, ferramentas probabilísticas encontraram um terreno fértil neste âmbito o que, por sua vez, tem gerado uma gama de resultados matemáticos de interesse intrínseco. Reunimos abaixo uma lista de pessoas com interesses diversos, tendo em comum a temática da sessão proposta. Nosso objetivo é promover a interação entre diversas comunidades com especialidades diferentes. Esperamos que este seja o ponto de partida para novas colaborações interdisciplinares de caráter acadêmico e profissional.
Comissão Organizadora: